O cigarro eletrónico
O cigarro eletrónico
O cigarro ou cigarro eletrónico , também chamado de vape, e-cigarro, e-cig ou e-cigarette, é um aparelho mecânico-eletrónico desenvolvido com o objetivo de simular um cigarro e o ato de fumar.
É um dispositivo que produz vapor inalável com ou sem nicotina, apresentando diversos sabores (ex: menta, café, frutas, etc.) e podendo servir como uma alternativa ao fumador, pois, além de entregar nicotina (aos que contém), também proporciona sabor e sensação física semelhante a da fumaça do tabaco inalado, embora não haja tabaco, combustão e fumaça. Também, o cigarro eletrónico imita o hábito de fumar, o que para muitos fumadores é um dos obstáculos para o sucesso em parar de fumar tabaco, porém, faz muito menos mal que o tabaco, devido à sua composição com muito menos toxinas.
O modelo clássico do cigarro eletrônico é visualmente muito parecido com o produto verdadeiro, ou seja, possui a mesma cor branca e amarela, o mesmo formato e até a ponta simula estar acesa quando tragado. Contudo, este modelo já caiu em desuso, dando lugar a "box mods", que têm o mesmo funcionamento do cigarro eletrónico semelhante ao cigarro normal, mas com temperatura e voltagem regulável, e, Na maior parte dos casos, com pilha substituível. Para além destes, existem diversos modelos disponíveis no mercado, sendo que o chamado cigarro eletrónico vai além de oferecer uma alternativa ao fumador de cigarros convencionais, pois também existem dispositivos em forma de charutos, cigarrilhas, cachimbo, entre outros muitos formatos.
Atualmente, a maioria dos cigarros eletrónicos disponíveis para venda são reutilizáveis e contém peças de reposição e/ou recarregáveis. Porém, é possível também encontrar cigarros eletrónicos totalmente descartáveis, sendo usados mais como uma versão de testes.